A importância de vitaminas e minerais para ter um aspecto saudável

O equilíbrio de vitaminas e minerais pode ser mais eficiente do que os cosméticos para cuidar da beleza

Uma dieta equilibrada de vitaminas e minerais é fundamental, não só para o bem estar, mas também para a conservação de um aspecto saudável. Os radicais livres e os antioxidantes fazem o equilíbrio necessário para que a pele tenha um aspecto saudável. Porém,  a pele, as unhas e os cabelos estão diariamente expostos a situações de danos, como temperaturas elevadas sobrecarregadas de radiação ultravioleta, má alimentação, fumaça e poluição do ar. Nesse contexto de situações extremas,  o corpo produz mais radicais livres do que os antioxidantes conseguem suportar, com consequenciais nada agradáveis como: pele envelhecida, sem brilho, flácida e com rugas.

É nesse momento de desequilíbrio metabólico que as vitaminas e minerais surgem para a reequilibração do metabolismo. Em especial, as vitaminas A, C e E, além dos minerais Ferro e Zinco.

Aspecto saudável da pele

1. VITAMINA A

No ramo da estética, a vitamina A, também chamada de retinol, tem ação antioxidante e ajuda na renovação das células da pele. Além disso, fortalece as unhas e cabelos. Ela age na reparação do epitélio da pele, que é fundamental para o brilho e maciez. A vitamina A é facilmente encontrada em alimentos do dia a dia, como brócolis, abacate, cenoura, espinafre, ovos.

Mas, é importante ter cuidado, já que o excesso de vitamina A pode causar sintomas desagradáveis como dor de cabeça, perda de cabelo e até ressecamento da pele.

2. VITAMINA C

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é fundamental para a síntese de colágeno e para as paredes dos vasos sanguíneos. Como a nossa pele é rica em colágeno, a vitamina C ajuda na manutenção e na cicatrização de nossa pele.

Estudos apontam ainda que a vitamina C tem efeito fotoprotetor contra raios UVA e UVB, trabalhando, dessa forma, como um excelente antioxidante, ajudando na revitalização da pele e na proteção de manchas causadas pelos raios.

Uma boa dica é fazer também o uso tópico da vitamina, uma vez que a quantidade de ácido ascórbico que chega na nossa derme é maior em cremes do que em alimentos que são fontes em vitamina C, como laranja, limão, kiwi, abacaxi, morango, tomate.

3. VITAMINA E

A vitamina E, ou Tocoferol, é um composto muito importante não só para a pele, mas também para o bom funcionamento de diversos órgãos do nosso corpo. Ela também tem função antioxidante, o que ajuda no combate aos radicais livres e no rejuvenescimento da pele. Essa vitamina tem o poder de promover a formação de fibras elásticas e colágenas, o que faz dela uma importante arma para a aumentar a firmeza e elasticidade da pele. Ela é encontrada em diversas verduras (espinafre, couve, alface, etc), vegetais (amêndoas, avelãs, sementes de girassol, etc) e também está presente em diversos produtos cosméticos comuns, como shampoos, hidratantes, sabonetes e cremes.

Pele com aspecto saudável

4. FERRO E ZINCO

O zinco auxilia na regeneração e cicatrização da pele e é muito encontrado em cremes de tratamentos para assadura e micoses. Já em fontes naturais é encontrado em castanhas-do-pará, avelãs e ovos. O ferro entra na composição da hemoglobina, o pigmento que tem cor vermelha no sangue e quando em baixas quantidades, a pele se torna seca e as unhas e cabelos quebradiços.

É importante salientar que as vitamina e minerais nos alimentos não melhoram o cabelo, eles apenas ajudam a manter o aspecto saudável. Danos causados pela temperatura elevada de secador de cabelo e chapinha não serão revertidos apenas ingerindo vitaminas e minerais, da mesma forma que peles geneticamente ressecadas não apresentarão melhora na hidratação apenas com a ingestão de vitaminas.

Por isso, antes de iniciar uma suplementação de vitaminas e minerais, a melhor opção é sempre consultar um profissional que avaliará o caso e indicará o melhor caminho.

Para ter um aspecto saudável

Uma técnica muito eficaz no combate às marcas de expressão e rugas na pele, é a massagem com Cristas de Quartzo Rosa. O cristal quando em atrito com a pele produz energia piezoletrética, que energiza as células promovendo otimização do metabolismo local, que reflete em uma pele rejuvenescida. Os cristais possuem esse e muitos outros benefícios, saiba mais acessando o nosso site.

Além de ter uma dieta equilibrada de vitaminas e minerais você ainda pode unir tudo isso com o Reiki. Já conhece o Reiki? Clique Aqui e confira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *